Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Certificação de Sistemas

Certificação  ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade, aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores.

A norma é baseada em dez princípios de gestão da qualidade e visa o aumento da satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho das organizações. 

Certificação PBQPH

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal cuja meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

O programa envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.

O SiAC divide as empresas subsetores de execução de obras: edificações, saneamento básico, obras viárias e obras de arte especiais

Certificação ISO 14001

A ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas com foco no atendimento a legislação aplicável, prevenção da poluição e a melhoria do desempenho ambiental. 

A norma leva em conta aspectos ambientais dos quais a organização deve controlar e também exercer influência. A implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes, sociedade e demais partes interessadas.

Certificação OHSAS 18001

A OHSAS 18001 especifica requisitos de um Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacionais (SSO).

Fornece critérios para uma organização implantar políticas e práticas relacionadas a saúde e segurança do trabalho. O objetivo é promever a melhoria do desempenho em SSO, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e garantir o atendimento aos requisitos legais. 

OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja melhor tradução é Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. 

A norma OHSAS expõe requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos. O método consiste na elaboração da política de SSO e de objetivos relacionados ao postura que esta empresa pretende ter com relação à SSO, por meio de procedimentos, planos de ação, indicadores, metas e auditorias.

Certificação de Produtos

A globalização dos mercados exige qualidade e padronização. A certificação de produtos provê confiança ao mercado . A certificação de produto pode ser compulsóoria, exigida através de legislação de cada país, ou voluntária, onde apesar de não haver exigência legal, é considerada relevante para demonstrar que o produto atende aos requisitos de uso e segurança.