Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Novidades e Eventos

Despachantes catarinenses devem aderir a ISO 9001 03/06/2021 - Despachantes catarinenses devem aderir a ISO 9001

Portaria do Detran determina que os despachantes de trânsito de SC, estejam certificados na ISO9001 para que possam renovar o alvará de funcionamento
Criciúma
Através de uma resolução publicada em 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a exigir que todos os despachantes adotem o Sistema de Qualidade NBR ISO 9001. Em junho deste ano a medida passou a ser cobrada efetivamente em Santa Catarina, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) emitiu a Portaria N.º 0570, determinando que todos os estabelecimentos estejam certificados para poder renovar o alvará de funcionamento.
Os escritórios que ainda não iniciaram a certificação podem fazer a solicitação do processo de certificação ao ASQCET, organismo certificador credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O ASQCert, atua há mais de quatro anos na área. “Trabalhamos com 310 despachantes, 38% do contingente atual. Estamos com uma progressão positiva dia a dia e esperamos para o próximo ano, na recertificação, atingir uma outra parcela que não pegamos inicialmente e que contrataram organismos de outros estados”, ressalta o proprietário do ASQCert, Marcos Cadorin.
Ainda conforme Cadorin, desde 2017, quando a resolução foi publicada, os despachantes iniciaram o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade e muitos já se encontram certificados. nossa proposta, iniciando os trabalhos de auditoria em 2018”, acrescenta.
Para que serve a ISO 9001 nos despachantes
A ISO 9001 tem se tornado uma exigência em diversas empresas e ramos de atuação. Este é o caso dos despachantes. O sistema de qualidade irá contribuir para que os estabelecimentos atendam uma gama extensa de serviços, além de criar uma maior confiança em seus clientes.
“A ISO 9001 no despachante é compulsória e é um requisito do cliente do despachante, neste caso, os Detrans. E tem como objetivo garantir a relação entre o departamento e o despachante no atendimento a legislação aplicável, entretanto vem ao encontro dos interesses também do próprio estabelecimento quando o assunto é segurança dos serviços prestados, afinal, ele é responsável, sob ponto de ponto de vista jurídico, por todos os serviços oferecidos junto ao Detran”, explica Cadorin.

 

Geórgia Gava - Novo Texto Comunicação 

Voltar