Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Novidades e Eventos

A certificação pode ser uma excelente ferramenta de marketing para clientes e funcionários em potencial 03/06/2021 - A certificação pode ser uma excelente ferramenta de marketing para clientes e funcionários em potencial

A norma ISO 9001: 2015 é baseada em sete princípios de qualidade. Quando você examina como esses princípios guiam a norma e o que o atendimento a esses requisitos pode significar para os funcionários, torna-se evidente como a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a ISO 9001 pode eliminar muitos dos motivos que levam os funcionários a pedir demissão. Com a ISO a empresa consegue definir as autoridades em toda a sua organização, certifica-se de que todos entendam suas responsabilidades e como eles contribuem para o desempenho da organização, treina adequadamente e forneçe um ambiente de trabalho que apoia o bem-estar.

Foco no Cliente

Esse princípio orienta as partes do padrão que exigem que a empresa compreenda as necessidades dos clientes externos e internos e organize seus processos de negócios para atender a esses requisitos.
Do ponto de vista do funcionário, esse enfoque os ajuda a entender como suas ações afetam seus clientes e cria orgulho por seus resultados.
Uma melhoria na satisfação do cliente fornece um ciclo de feedback positivo para seus esforços.

Liderança

Sustenta os requisitos do padrão para que sua equipe de liderança estabeleça uma direção clara para a organização, gerando um ambiente de cooperação com os objetivos daa organização.
Os gerentes devem praticar o que dizem, criar um ambiente de confiança e integridade, inspirando, incentivando e reconhecendo a essa interação.
Do ponto de vista do funcionário, essa abordagem cria confiança no futuro, clareza sobre os objetivos e contribuições.

Engajamento

Conforme as cláusulas da norma ISO 9001 que estipulam que você inclua todos em sua organização no desenvolvimento e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade e dos processos. A empresa ganha ao utilizar o conhecimento e as habilidades coletivas de todos os funcionários, em vez de apenas alguns poucos selecionados.
Do ponto de vista do funcionário, dá a oportunidade de fazer parte da iniciativa e contribuir para aumentar a eficiência e a eficácia. Mostra que sua opinião e percepção são importantes e que as regras e mudanças não são impostas apenas de cima ou por um consultor externo.

Processos

Promove a compreensão e o gerenciamento de atividades inter-relacionadas como processos que se combinam para formar um sistema coerente.
Uma abordagem de processo ajuda sua empresa a identificar os elos fracos e fazer melhorias lógicas que levam em consideração os inter-relacionamentos com outras partes da empresa.
Seus funcionários têm a oportunidade de ver o quadro geral e entender como suas atividades impactam o restante da organização.

Melhoria contínua

Mostra que o Sistema de Gestão não é estático e fornece a base para política com base na ISO 9001 que exigem que sua organização melhore continuamente, com seus funcionários: contribuindo e tendo suas ideias postas em prática
- Tendo a oportunidade de fazer parte do programa de auditoria interna , que lhes permite aprender mais sobre como outras partes da organização fazem as coisas e permite que compartilhem seus conhecimentos
- Saibam que, quando identificam um problema ou risco, a organização o levará a sério e fará algo a respeito.

Tomada de decisão baseada em evidências

Fornece uma estrutura para a tomada de decisões baseadas em fatos usando dados e evidências.

Do ponto de vista do funcionário, as decisões de gerenciamento subjetivas, baseadas em favoritismo ou decisões unilaterais, podem ser extremamente frustrantes, especialmente se seus conhecimentos e habilidades indicarem uma solução diferente ou melhor.
A aplicação prática de ideias fornece aos funcionários um local de trabalho mais lógico e justo.

Relacionamento

A gestão de relacionamento traz cláusulas da norma que exigem que você gerencie interações e entradas de fornecedores e parceiros.
Embora visem ostensivamente as partes externas, os fundamentos também se aplicam às relações internas entre clientes e fornecedores e na comunidade em geral.
Ao definir e comunicar as diferentes necessidades de todos os stakeholders, seus funcionários compreenderão melhor suas funções, responsabilidades e contribuição para o quadro geral. O conceito de cliente interno também valoriza o respeito e o reconhecimento das necessidades dos diversos públicos relacionados ao negócio.

 

 

Voltar